Entramos na Semana Santa

«Senhor, a quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna» Jo 6, 68

Eis que entramos na Semana Santa e que se aproxima a hora do sacrifício de Jesus na cruz. Estes dias convidam-nos à penitência, à mortificação e à contemplação da cruz. “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Tomar a sua cruz e seguir a Cristo: a proposta parece difícil, porque naturalmente preferimos as consolações do mundo. No entanto, as bem-aventuranças ensinam que a verdadeira consolação será no céu, com Deus, em Deus.

Beijar a Cruz é querer imitar Jesus, que sofreu a sua Paixão, mas que venceu a morte e quer que partilhemos a sua Glória. De facto, a contemplação da Cruz de Cristo não se pode separar da consideração da sua Ressurreição e da sua Glória. Sem a Glória, a Cruz é um absurdo e, sem a Cruz, não há Glória. A Cruz torna-se assim a nossa esperança, o único caminho para o céu onde Cristo nos precede para nos dar o exemplo. Às vezes o Senhor faz-nos sentir o peso da cruz. Esse peso parece-nos insuportável, mas conseguiremos levá-lo se nos consciencializarmos de que Jesus está ali, perto de nós, cheio de amor e misericórdia; Ele estende-nos a mão e dá-nos a força necessária.

Peçamos a Maria que nos ajude a viver a Semana Santa num verdadeiro espírito de penitência e de arrependimento – a nossa alegria pascal será assim bem maior !