Publicado o «Itinerário de iniciação à vida cristã»

Aprovação tinha sido dada pela Conferência Episcopal Portuguesa no passado mês de abril de 2022.

A Revista Lumen, publicação oficial da CEP, acaba de publicar o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias». O novo documento passa a ser “o novo referencial para a catequese em Portugal” , num processo de “mudança de paradigma para este setor da Igreja Católica”.

Para o presidente da CEECDF, D. António Moiteiro, a “mudança” vai acontecer pelo modo como se entende o próprio ato catequético e os seus intervenientes.

“O próprio título «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias» já nos deixa antever esta mudança. Queremos que as famílias tenham um papel ativo na formação dos filhos uma vez que são elas a primeira comunidade cristã”, explicitou na ocasião da aprovação do documento pela CEP.

Considerando que o novo modo de apresentar o ato catequético se dirige “a todas as famílias”, o prelado pediu às comunidades cristãs, e em particular aos catequistas, uma “atitude de acolhimento para com todos”.

“Este itinerário é para todas as famílias e não apenas para as que já tem prática eclesial. Queremos gerar dinâmicas que permitam, também aos pais e parentes chegados, no acompanhamento aos mais novos, fazer caminho no encontro com Cristo Ressuscitado”, afirmou na ocasião

O novo itinerário vai ser aplicado em “três momentos distintos e progressivos. Do Despertar da Fé, passando pelo Catecumenado, e terminando com a Mistagogia”, precisou.

Em anexo encontra, em formato PDF, o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias»

Recursos:

Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias:

Download Documento

Fonte: Educris