Dia Mundial das Missões, 23 de Outubro de 2022

Próximo Outubro Missionário, será vivido na nossa Igreja do Porto com renovado zelo missionário, com os Jovens em dinâmica JMJ 2023, com toda a Diocese a acolher os Símbolos da Jornada. É uma feliz coincidência pois toda a missão brota do Senhor, mistério da sua Cruz e tem em Maria o mais belo ícone da Missão e oferta de si mesmo. O Lema da JMJ 2023 é «Maria levantou-se e partiu apressadamente»(Lc 1, 39), portanto exemplo e modo de vida missionário, que nos oferece a Mãe de Jesus e da Igreja. Levar Jesus aos outros, mesmo nas periferias. Assim este Outubro 2022 será ainda mais missionário, com a participação de todos os Jovens, na Peregrinação dos Símbolos, no acolhimento, reflexão e estudo da vida como acolhimento e Dom, suscitado pelos Símbolos da JMJ 2023.

O Dia Mundial das Missões é sempre o penúltimo Domingo de Outubro, este ano a 23. Para este Dia e mês o Papa propõe conscientizarmo-nos «Sereis minhas testemunhas» (At 1, 8). A peregrinação dos Símbolos e o Ideal e vocação missionária, é mais apelativa e envolvente no mês das Missões.

Propomos para valorizar este Outubro tão especial, unir sempre Juventude e Missões, com os materiais missionários e os sinais da JMJ. A Catequese da Adolescência terá uma participação especial. A Missão em Itóculo – Nacala, Moçambique – onde está a fazer um trabalho muito belo o nosso Padre diocesano Mário João, será também desafio a toda a Catequese diocesana e Grupos a exercitarem a partilha missionária, dando e recebendo.

Subsídios deste Ano – Descarregar no Digital, os diferentes Materiais: www.opf.pt. Mas temos para entregar:

  • O Guião missionário, com a Oração. O Guião missionário traz, este ano, um Porta Chaves e está feito paraser usado o ano inteiro. Pedimos Oferta simbólica de 1,5 missões,
  • Cartaz do Outubro Missionário,
  • Cartaz da IAM(Infância e Adolescência Missionária) para o Advento e
  • O habitual Mealheiro – Crianças ajudam Crianças – para o Advento ou/e Quaresma. Estes são graciosos.
  • Temos, este ano, Latas para Peditório público na Rua, devidamente autorizado, nos Dias 22 e 23/10.
  • https://drive.google.com/drive/folders/1VaR2YjOaFl5O5lzkIGNybQIK4LBrMnSl?usp=sharing   

A Vigília Missionária, propomos seja no Dia 21 de Outubro, com o Esquema do Guião(ou adaptado), em cada Comunidade, com plena participação dos Jovens.

O Peditório para as Missões – no fim de Semana 22 e 23 de Outubro – está consignado em todo o País. Ofertório para auxílio às Obra Missionárias Pontifícias. É com estes meios que são ajudados os missionários e cristãos nos países pobres ou de perseguição ou onde os cristãos não têm liberdade para viver a sua fé.

Pedimos a todos os reverendos sr.s Párocos, Reitores e Celebrantes avisem a tempo e no dia esclareçam a importância desta partilha. Sem ela não há seminários nem formação cristã nas regiões desfavorecidas e dos mártires da fé.

Congresso Missionário a 14 e 15 de Outubro, em Lisboa – Tema: Fraternidade sem Fronteiras. Somos convidados a participar, presencialmente ou on line. As Inscrições são também on line.

A si, de modo especial confia o Senhor, dinamizar este Outubro Missionário, com todos os Jovens e Catequese da Adolescência. Bom ano Pastoral, estamos ao dispor de todos, juntamente com os Assessores Vicariais das Missões.

Fonte: Diocese do Porto